This is a nice opportunity for you to show off your work using this amazing, clean and minimalistic template for blogger!

sábado, 31 de maio de 2008

Torcidas, Violência e Impunidade.


Hoje mesmo, de manhã, estava percorrendo uma lista de vídeos da Popular, nossa maior torcida atualmente, no YouTube, até que um vídeo 'relacionado' me chamou a atenção:


Era um vídeo dos marginais-torcedores da 'barra-brava' do rival, se gabando de depredarem o Beira-Rio. Haviam pedras sendo jogadas sobre carros, maquinas de refrigerante sendo reviradas, vidraças quebradas...


O mais lamentável ainda eram os outros vídeos, estes dos torcedores do Inter, que também se gabavam de quebrar o patrimônio alheio.


Esta situação, que não se limita as fronteiras estaduais ou nacionais, é um problema difícil de se resolver.

Há o anônimato que a multidão proporciona, há o efeito da bebida, o ódio irracional entre dois adversários.

Ainda assim, quando alguns responsáveis são incriminados (pouquíssimos), as penas são ridículas.


O que ocorre é que torcidas, muitas vezes financiadoss pelo clube graças ao bonito espetáculo que fazem, fogem ao controle e contam com um 'poder' dentro da instituição, fazendo os dirigentes terem um certo medo de peitá-las. Temos como exemplo a violentíssima Geral do Grêmio, que é protegida pela Pelaipada que se instalou no chiqueiro.


A solução é realmente, não só de fachada com é atualmente, os clubes serem responsabilizados pelos seus fãs.

Dúvido que o presidente de um clube, sendo vítima de um turbilhão de multas pesadas e interdições de estádio, não crie coragem de banir os violentos dos estádios.


Futebol é espetáculo, e os torcedores fazem parte disso. Mas só cantando, soltando foguetes e apoiando.

Não há nada de belo em matar jovens só por estarem com camisetas de outra cor.


NOSSA TORCIDA TEM QUE SE DESTACAR NÃO APENAS COMO A MELHOR NAS ARQUIBANCADAS, MAS TAMBÉM COMO A MAIS PACÍFICA FORA DELAS.

2 pessoas comentaram:

Anônimo disse...

Realmente, esse é um dos grandes problemas que cercam o futebol. E é sempre bom lembrar, que não é só a torcida rival, a nossa, também está se tornando assim (parte da PPL). Hoje em dia os estádios estão virados em jovens, pois os senhores mais velhos tem receio de freqüentar os campos de futebol, vitimas da violência que nos cerca. Isso tem que acabar! Quem quer violência, que mude de time, pois o colorado é time do povo, amor e paixão! Vá ao estádio para cantar, apoiar, chigar... mas não para brigar e quebrar tudo.

VIOLÊNCIA, ISSO TEM QUE ACABAR!

Unknown disse...

colorado é colorado merece toma pau !!