This is a nice opportunity for you to show off your work using this amazing, clean and minimalistic template for blogger!

quarta-feira, 23 de abril de 2008

COPA DO BRASIL: Internacional x Paraná

Gostaria de ver o Internacional entrar em campo com a formação ao lado:
Clemer;
Índio, Orozco e Marcão;
Bustos, Jonas, Magrão, Alex (Andrézinho) e Ji-Paraná;
Fernandão e Nilmar.


Os motivos para esta escalação em detrimento da entrada de mais um atacante são os mesmos explicitados no comentário feito no dia do jogo de ida: COPA DO BRASIL: Paraná x Internacional

Ainda que exista uma grande diferença de movimentação entre Ji-Paraná e Guiñazú, esta é a formação que vem sendo utilizada desde a Copa Dubai e é a que apresentou a melhor dinâmica de jogo. Como Ji-Paraná não ocupa os espaços que Guiñazú ocupa (nem Ji-Paraná nem ninguém jogam o que este Castellano joga), Magrão poderá participar mais do jogo de frente, algo que sabe fazer muito bem, tendo mostrado esta virtude em mais de uma partida, principalmente ano passado (pensando só nos jogos pelo Inter, sem falar nas outras equipes em que atuou). Como precisamos de resultado, convém permitir também que Bustos volte a participar das jogadas ofensivas do Inter, arma que poderá ser muito poderosa já que o Paraná deve vir MUITO fechado. Precisaremos de jogadas de linha de fundo - especialidade deste ala. Nunca é demais lembrar que teremos Fernandão e, eventualmente, Magrão para cabecear, dois exímios cabeceadores.

Em um tópico da comunidade Sport Club Internacional - 1909, no Orkut, em que discutíamos a escalação para este jogo, um colega de comunidade me perguntou sobre a possibilidade de jogar Adriano no lugar do Andrézinho caso o Alex não possa entrar em campo. A idéia seria deixar apenas Fernandão como meia-armador, tendo o Adriano pra trombar e ser o homem de referência na área, deixando o Nilmar flutuar no ataque. Chegamos a conclusão de que a idéia de ter o Adriano para este jogo é muito boa em função das características deste jogador, porém contar apenas com Fernandão na armação é problemático pela falta de velocidade deste, o que atrapalharia não apenas a velocidade da articulação de meio-campo mas principalmente na movimentação do nosso meio, algo fundamental principalmente nesta noite de adversário retrancado. Como precisamos furar um bloqueio que certamente será compacto, precisaremos de intensa movimentação do meio pra frente, pra confundir a marcação e então criar os espaços necessários para os gols que nos fazem falta.

O esquema proposto ainda permite a seguinte distribuição durante a partida, com Jonas e Ji-Paraná cubrindo os espaços de Marcão e Bustos, respectivamente:
















Vale lembrar à torcida que hoje será preciso muita calma, muita paciência. Será um jogo de nervos, em que o time Colorado precisará ter tranqüilidade pra trabalhar bem a bola e esperar o momento certo de investir, para que não perca a posse de bola em ataques inúteis. A torcida terá que deixar o time ter tranqüilidade para tocar a bola com paciência, inverter o lado, recuar a bola pra defesa se for preciso pra tentar uma nova investida, enfim... sei que esta não é uma característica da Torcida Colorada, que praticamente exige que o time se atire pra frente quando joga em casa, não admite passes para trás e muito toque de bola. A nossa torcida é muito impaciente, quer ver gol com o menor número de toques na bola possível, mas o jogo de hoje não é pra isso. O jogo desta noite é de toque de bola, é de paciência.

Esta noite é jogo de handebol: ficar trocando passes, invertendo o lado, se movimentando até conseguir uma brecha na marcação e aí sim dar a estocada. Não adianta pegar a bola e já sair feito louco em direção ao gol que não vai dar certo, só vai conseguir perder a bola e a paciência dos companheiros e da torcida.

Time nós temos pra reverter este quadro, resta saber se teremos a calma, a tranqüilidade e a formação necessária para isto. O placar é amplamente desfavorável, a bola está com o Paraná, mas a vaga ainda não!

1 pessoas comentaram:

Unknown disse...

difícil alex jogar...

acho q o andrezinho pode fazer a função...

Ji-Paraná poderia jogar, mas n sei se aguenta o jogo todo(está voltando de lesão)...

Se fosse pra escalar mais um atacante eu colocaria o ADRIANO, pq o guri dá um ânimo maior pra equipe... assim, poderíamos abafar os zagueiros do Paraná, como contra o Caxias...

mas vamos ver o q o Abelão vai fazer...

Saudações coloradas! e parabéns pelo blog