This is a nice opportunity for you to show off your work using this amazing, clean and minimalistic template for blogger!

quinta-feira, 3 de julho de 2008

MATÉRIA EURO 2008 - Apresentação

Seguirão uma série de comentários a respeito da EUROCOPA 2008, de quem acompanhou os jogos com um olhar que respeito muito. Os comentários são todos de autoria de Giovani Adornes, um grande companheiro de debates sobre estrutura tática, movimentação, posicionamento e tantos outros assuntos que nos fascinam no futebol.

Giovani é um cara que tem idéias muito claras sobre o que ele entende por futebol e do que ele julga necessário para uma equipe ser competitiva - não do que uma equipe necessita pra ganhar, porque isso ninguém pode garantir, o que técnicos e analistas de futebol podem fazer é analisar qual a melhor postura que um time deve adotar de acordo com o material humano que possui, para que a equipe possa render o máximo e com isso aumentar suas chances de vitória. Suas idéias não são idênticas as minhas - como praticamente nenhuma idéia de um é idêntica a de outro - , mas concebemos o futebol de maneira muito similar, entendemos principalmente o meio-campo de uma maneira bastante parecida. Mas mais do que nosso entendimento mais ou menos parecido, o principal motivo que me levou a abrir esse espaço a ele é a clareza com que ele trata os assuntos do futebol, seu conhecimento, seu olhar sobre o esporte e a sua coerência. Não é um cara que um dia te diz uma coisa pra na semana seguinte vir te falar exatamente o oposto, não é um cara que deixa se levar por emocionalismos quando o assunto é o futebol como um todo. O tipo do cara que perde um grenal e no dia seguinte pode estar sentado contigo discutindo detalhes do jogo, racionalmente. Levanta uma Taça e amanhã está te apontando os acertos e as falhas do time. Enfim, mais que um torcedor, um admirador do futebol.

Posso não concordar com tudo que ele diz, mas tenho orgulho de colocar no espaço que me foi oferecido nesse Blog as idéias e impressões de Giovani Adornes. Pra esse eu abro esse espaço sempre que ele tiver idéias para nos passar.
Lembram do meu texto sobre Sistemática do Meio Campo, um dos meus primeiros textos aqui? Pois é, esse cara foi um dos tantos com quem conversei sobre o assunto.

0 pessoas comentaram: