A pouco tempo, a Nação Vermelho-e-Branco estava apavorada por ter perdido seu primeiro volante titular e seus reservas imediatos - Edinho, Maycon e WM -, pois não é que isto permitiu a afirmação de Jonas como uma boa opção para a posição e de Danny como outra possibilidade interessante em dias de aperto?
Confesso que nunca imaginei que o Jonas pudesse executar a tarefa como executou as vezes que foi solicitado. E não imaginava justamente por ver nele um ala que não marcava ninguém, que não auxiliava seus companheiros de meio-campo na marcação quando escalado no lado do campo. Achava ele um jogador interessante para a posição de ala, com muito que evoluir - objetividade no ataque e maior solidariedade na marcação - mas também com um potencial interessante considerando a idade dele, mas como ala e nada mais - nem pra lateral eu achava uma boa idéia, justamente pelo que ele havia apresentado como ala até então. Claro que devemos levar em consideração que foram poucos jogos, mas a amostra embora pequena é de qualidade.
Esta ressalva de poucos testes na primeira volância também se aplica à Danny Moraes, mas o elogio também se aplica, pois o que se viu dele contra o Juventude no final de semana passado foi muito bom, e vale lembrar que era jogo de final de Campeonato - ainda que seja Gauchão, é final e sempre dá uma mexida nos jogadores. Pois não é que o guri foi lá e matou no peito a bronca e se mostrou seguro na defesa e lúcido no toque de bola?
Ainda é muito cedo para tirar conclusões definitivas, absurdamente cedo, mas SE - eu disse SE - o Danny Moraes puder manter uma sequencia de jogos apresentando o futebol que apresentou domingo passado, então o Edinho não apenas ganhou um titular a sua altura, como encontrou alguém capaz de colocá-lo no banco de reservas.
Vale lembrar que o Edinho, para recuperar o brilho das suas atuações anteriores, precisa parar de querer ser o cabeça do meio de campo, tem que voltar a ser aquele volante que desarma e já toca a bola pra quem estiver mais próximo, voltar a assumir a camisa 5 - primeiro volante clássico! Temos vários jogadores no meio-campo que possuem muito mais qualidade na saída de bola do que o Edinho - até porque isso não é lá muito difícil :P - e que necessitam da proteção que só o Edinho (e outros poucos no Brasil) sabe dar a um meio-campo. O Edinho fixo na 1a função é fundamental, carregando a bola é preocupante, e nesse ponto Danny parece mais qualificado. Edinho tem que voltar a ser aquele jogador que só carrega a bola na boa, que só faz lançamento quando pode ou quando é o último recurso, aí voltará a ser o grande Edinho de 2006. O mesmo vale pra qualquer "aspira" a primeiro volante que temos a disposição, pois nosso meio-campo e alas são ótimos apoiadores e são de muita movimentação, é fundamental ter um primeiro volante mais fixo para que isso possa funcionar bem sem trazer prejuízos a nossa defesa.
Até poucos dias atrás estávamos preocupados com a falta de primeiros volantes, agora estamos eufóricos com a fartura de bons candidatos a sucessor do Edinho ou n o mínimo com a tranquilidade de sabermos que o Edinho tem reserva a dar com pau. Nunca esquecendo que o começo de ano do Maycon também foi muito bom, poucas amostras mas bom futebol, com direito a derrubar a Inter de Milão em Dubai. Mais uma prova de que o plantel que a Direção colocou a disposição da comissão técnica e torcedores é realmente muito bom.
Estas duas experiências são frutos da cabeça do Abel, mérito integral dele. Quem me conhece sabe que não sou fã do Abel, longe disto, tenho muitas ressalvas em relação ao seu trabalho. Reconheço sua importância para a história do Clube, tendo ajudado a nos dar os dois maiores títulos que um time Sulamericano pode ter e o maior que qualquer time do Mundo pode conquistar. E não foi melzinho na chupeta não, enfrentamos o então Campeão do Mundo na final da Libertadores e aquele que era considerado o melhor time do Mundo na época da final do Mundial de Clubes. As duas Taças estão na nossa sala de troféus e se encontrão as medalhas e faixas na casa do Abelão. Porém o brilho de toda esta glória nunca ofuscou minha visão em relação a seus deslizes, que são poucos em natureza mas enormes em repetição. Mas assim como o critico quando repete estes erros, reconheço os frutos do seu trabalho e o mérito das suas idéias acertadas. Se alguém tem que ser parabenizado por trazer alento aos Colorados que estão preocupados com as ausências de tantos defensores, este cara é ninguém mais ninguém menos que Abel Braga.
1 pessoas comentaram:
Perfeito este teu comentário.
Concordo em tudo contigo.
Postar um comentário